Os pentecostais e o Sola Gratia

  • 03/12/2024
Os pentecostais e o Sola Gratia
Os pentecostais e o Sola Gratia (Foto: Reprodução)

Uma das principais doutrinas bíblicas foi o destaque no desenvolvimento da teologia dos reformadores. A reação dos reformadores ocorreu porque a Igreja da época deturpava o entendimento sobre salvação e perdão dos pecados.

Segundo Cairns, "a importância do dinheiro e o fato de que livrava aquele que o pagasse da pena do pecado" (CAIRNS, 2008, p. 256). Essa atitude de usar o sagrado para ganhar dinheiro foi denunciada pelos escritos de Lutero.

O que é graça? Vine a define como "doador, a disposição graciosa ou amigável da qual procede o ato benevolente" (VINE, 2017, p. 83). A graça de Deus sempre esteve presente nas narrativas bíblicas. Desde a criação do mundo e dos seres humanos, passando pela queda de Adão e Eva, na vida de Noé, na chamada de Abraão, na liderança de Moisés e em outros personagens e acontecimentos no Antigo Testamento, a graça sempre esteve presente.

No Novo Testamento, a revelação máxima da graça de Deus se manifestou na pessoa do Senhor Jesus Cristo. Esse foi o lema da teologia dos reformadores: enfatizar a graça de Deus para os pecadores afastados de Deus. Sem ela, ninguém consegue obter a salvação (Efésios 2:8).

Os pentecostais, como herdeiros da Reforma Protestante, creem e ensinam que somos salvos mediante a graça de Deus. A Declaração de Fé das Assembleias de Deus ensina que "o Pai enviou o seu amado Filho Jesus Cristo para morrer em nosso lugar, providenciando-nos uma salvação eterna, completa e eficaz" (CGADB, 2017, p. 110). A morte do Senhor Jesus é uma demonstração da graça de Deus. Sem ela, ninguém conseguiria obter o perdão de seus pecados.

O plano de Deus é perfeito e harmônico em Seus propósitos. O teólogo Walter Brunelli afirma que "o plano divino para a salvação é fruto da graça de Deus" (BRUNELLI, 2016, p. 241). O pecado da humanidade não pegou Deus de surpresa. Ele já tinha um plano determinado para a humanidade: a salvação mediante Jesus Cristo (João 3:16).

A necessidade de falarmos sobre a doutrina da graça é grande em nossos dias. Práticas como as "indulgências" estão presentes no meio evangélico brasileiro, como a venda de objetos para obter "bênçãos", como rosa ungida, vassoura de fogo e outros elementos. Isso não representa o ensino bíblico e teológico que os apóstolos nos deixaram. A manipulação de líderes que pressionam as pessoas a "barganhar com Deus" por meio de dízimos e ofertas, com a promessa de sucesso na vida financeira, é uma triste realidade que envergonha a mensagem de Jesus na sociedade.

Ainda em nossos dias, temos Igrejas que "zelam" pela "sã doutrina" (o legalismo), com o objetivo de viver uma "santidade pura". No entanto, na prática, isso está mais próximo do farisaísmo do que da verdadeira vida de santidade. O Evangelho de Cristo Jesus não é um fardo, mas é leve!

Que a graça de Deus continue salvando e libertando vidas para a glória de Deus. A maravilhosa graça não está engessada; ela é sobrenatural, porque nosso Pai é o Deus da vida. O Senhor Jesus Cristo ressuscitou para nos oferecer vida. O Espírito Santo é o doador da vida, da mesma essência do Pai e do Filho. Ele trabalha no Corpo de Cristo para que tenhamos uma vida espiritual sólida. Aos não salvos, o Espírito Santo age em suas vidas para que recebam a vida abundante pela graça de Deus!

Referências Bibliográficas:

BRUNELLI, Walter. Teologia para Pentecostais: Uma Teologia Sistemática Expandida. Volume 3. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2016.

CAIRNS, Earl E. O Cristianismo Através dos Séculos. São Paulo: Vida Nova, 2008.

CGADB. Declaração de Fé das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

VINE, W. E.; UNGER, Merrill F.; WITHER, William. Dicionário Vine: O Significado Exegético e Expositivo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.

 

Ediudson Fontes é Pastor auxiliar da Assembleia de Deus – Ministério Cidade Santa no RJ. Teólogo. Pós-graduação em Ciência das Religiões. Mestrado em Teologia Sistemática. Professor de Teologia, autor das obras: “Panorama da Teologia Arminiana”, “Reforma Protestante e Pentecostalismo – A Conexão dos Cinco Solas e a Teologia Pentecostal” e “A Soteriologia na relação entre Arminianismo e Pentecostalismo”, todos publicados pela Editora Reflexão. Casado com Caroline Fontes e pai de Calebe Fontes.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Os pentecostais e o Solus Christus

FONTE: http://guiame.com.br/colunistas/ediudson-fontes/os-pentecostais-e-o-sola-gratia.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes